segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Meditação Vipassana

Vamos começar de novo com os resumos de "A Arte de Viver Segundo N.S. Goenka", de William Hart até eu encontrar o livro que deixei em Curitiba. Start again!

O livro The Art of Living" ou "A Arte de Viver Segundo S.N. Goenka", Livraria e Editora Sette Letras, de William Hart, inicia seu primeiro capítulo, "A BUSCA" reconhecendo que todos buscamos paz e harmonia, por ser o que falta em nossas vidas. Todos desejamos ser felizes, no entanto, a felicidade é um objetivo mais almejado do que alcançado. Todos nós experimentamos insatisfações na vida (...) Além disso, nossas insatisfações pessoais nunca se mantêm limitadas a nós mesmos, ao contrário, estamos continuamente compartilhando nosso sofrimento com os outros (...) Desse modo, tensões individuais combinam-se para criar as tensões da sociedade. É este o problema básico da vida: a sua natureza insatisfatória. Acontecem coisas que não desejamos, coisas que desejamos não acontecem... E ignoramos como ou porque esse processo funciona, assim como ignoramos nosso próprio começo e nosso fim.

Sidarta Gotama, após anos de busca, de experimentar vários métodos, descobriu um modo de ver com clareza a realidade da sua própria natureza e experimentar a verdadeira libertação do sofrimento. Só então, conhecido como Buda, "o iluminado", ele declararia, há 25 séculos:

"Não acredite simplesmente naquilo que lhe disserem ou que lhe tenha chegado de gerações passadas ou da opinião geral ou por ser o que dizem as escrituras. Não aceite algo como verdadeiro por mera dedução ou inferência, ou por considerar aparências externas, ou por parcialidade de uma certa visão, ou pela sua plausibilidade ou porque o seu professor lhe disse que assim é, mas quando você souber diretamente (...) só então você deve aceitar e praticá-los!"