domingo, 28 de setembro de 2008

A Pérola da Semana

"Rodrigo Stabeli" <stabeli@unir.br> escreveu: Querido Isaac e todos colegas que tentam fazer ciência séria no Brasil. Hoje no período da tarde, enquanto ministrava minhas aulas regulares na Medicina de nossa Universidade Federal, minha secretária recebeu dois agentes do IBAMA que traziam consigo uma intimação que me acusava de BIOPIRATA. Como estava em exercício, de uma das funções públicas que exerço, a docencia, a única que me afasta temporariamente de minhas funções de pesquisador, não recebi a intimação (amanhã estarei recebendo a bendita as 15H30 horário de Brasilia). Estou amplamente preocupado com o futuro científico de nosso país. De um lado as ONGs protetoras dos animais de biotério, do outro, instituições públicas que buscam combater como biopiratas funcionarios publicos que exercem a docencia e a pesquisa em seu laboratório fixo, em sua Universidade fixa, que possui endereço fixo e que ainda publica sua "biopirataria"em revistas indexadas com impactos relevantes nas bases de dados internacionais e ainda que lidera dois projetos nacionais(PRONEX e GENOPROT) fomentados pelo CNPq e FINEP, que entao legalizam de vez sua "biopirataria". A burocracia para se tirar uma licença CGEN e SISBIO é imensa. As minhas demoraram mais de um ano e meio para serem emitidas. Amanha estarei recebendo a intimação e, Prof Isaac, devo ser preso em Brasilia pois Porto Velho não tem presidio para universitarios. O fato é que não podemos ver sucateada a produção científica brasileira. Este movimento anti-terrorista científico está me preocupando. Amanhã escreverei com maiores detalhes.

Abraços
Rodrigo

Rodrigo Guerino Stábeli, Ph.D.